Pará registra redução de mais de 50% nos casos de roubo
De acordo com os dados da Segup, os indicadores positivos foram verificados no período de 1º a 31 de agosto de 2023, com queda de 50,34% nos casos totais de roubo no estado se comparado ao ano de 2019. Esse resultado também foi constatado em Belém e Região Metropolitana de Belém (RMB), que apresentaram queda de 46,81% e 43,65%, respectivamente.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, explica que esse desempenho vem sendo garantido pela execução de ações estratégicas realizadas nos bairros onde a mancha criminal apresenta índices mais acentuados, além das operações policiais em combate à criminalidade.
“Desde que iniciamos essa gestão, estamos agindo com constância e ostensividade no combate à criminalidade no estado. Os crimes contra o patrimônio apresentavam índices altíssimos. A cada ano, buscamos por meio de estratégias assertivas e de um trabalho de mapeamento nos bairros, por meio do Setor de Inteligências dos órgãos, identificar onde ocorre o maior número de registro de roubos, e assim, agir para desarticular os atos criminosos, com operações específicas para inibir o crime nessas áreas”, disse o titular da Segup.
Capital e Região Metropolitana – Os números positivos também são constatados nas 1ª e 2ª Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp). A 1ª refere-se à cidade de Belém, e a 2ª Risp engloba os municípios que compõem a Região Metropolitana de Belém: Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará. A variação de casos obtidos nessas duas regiões registrou uma redução de 45,64% e 44,41%, respectivamente, nos últimos cinco anos, se comparado aos oito primeiros meses deste ano de 2023.
No comparativo entre os anos de 2023 e 2022, no período de janeiro a agosto, a queda no crime em todo o Pará é de 20,52%. Já em relação a Belém, a redução registrada foi de 18,08%, e levando em conta a Região Metropolitana, as ocorrências reduziram em 10,32%.
Por Walena Lopes – Site da SEGUP